Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de São Francisco Sergipe
.

Ato Administrativo

O que é o Portal da Transparência?

O Portal da Transparência é uma plataforma online que permite aos cidadãos acessar informações detalhadas sobre a gestão e o uso dos recursos públicos do Município de São Francisco. Ele visa promover a transparência e a accountability do governo municipal.

Quais informações estão disponíveis no Portal da Transparência?

O portal disponibiliza dados sobre receitas e despesas, execução orçamentária, contratos, convênios, licitações, folha de pagamento, relatórios de gestão fiscal, e outras informações relevantes sobre a administração municipal.

Como posso acessar o Portal da Transparência?

Você pode acessar o Portal da Transparência através do site oficial do Município de São Francisco, navegando pelo menu ou clicando diretamente no link do portal.

Preciso de algum cadastro para usar o Portal da Transparência?

Não, o acesso ao Portal da Transparência é livre e gratuito, não sendo necessário realizar nenhum tipo de cadastro para consultar as informações.

Como encontro informações específicas dentro do portal?

O portal possui ferramentas de busca e filtros que permitem refinar a pesquisa por tipo de informação, data, departamento, entre outros critérios. Utilize a barra de pesquisa para digitar palavras-chave relacionadas ao que você procura.

O que faço se não encontrar a informação que preciso?

Se não encontrar a informação desejada, você pode entrar em contato com a Ouvidoria do município ou utilizar o canal de Solicitação de Informação no próprio portal para fazer um pedido específico de dados.

Como faço uma denúncia sobre irregularidades com o uso de recursos públicos?

Você pode realizar denúncias através da Ouvidoria do município, disponível no Portal da Transparência. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e serão encaminhadas para os órgãos competentes para investigação.

O que são as receitas e despesas públicas?

Receitas públicas são os recursos financeiros arrecadados pelo município, como impostos, taxas e transferências. Despesas públicas são os gastos realizados pelo governo municipal para manutenção de serviços e investimentos na cidade.

Onde posso encontrar informações sobre licitações e contratos?

As informações sobre licitações e contratos estão disponíveis na seção específica de "Licitações e Contratos" do Portal da Transparência. Nesta seção, você encontrará detalhes sobre editais, resultados de licitações, contratos firmados, e outros documentos pertinentes.

Como são atualizadas as informações no Portal da Transparência?

As informações são atualizadas periodicamente pela equipe responsável, conforme a legislação vigente. A frequência de atualização pode variar conforme o tipo de dado, mas geralmente ocorre mensalmente ou trimestralmente.

Quem é responsável pela manutenção do Portal da Transparência?

A manutenção do Portal da Transparência é de responsabilidade da Controladoria Geral do Município, em parceria com outros departamentos envolvidos na gestão dos dados públicos.

Como posso obter ajuda para usar o Portal da Transparência?

Se precisar de ajuda para navegar ou entender as informações no portal, você pode acessar a seção de "Ajuda" ou "Tutoriais" disponível no próprio portal, ou entrar em contato com a equipe de suporte através dos canais de comunicação fornecidos.

O que é a Lei de Acesso à Informação (LAI) e como ela se aplica ao Portal da Transparência?

A Lei de Acesso à Informação (LAI) é uma legislação federal que assegura o direito de acesso às informações públicas. O Portal da Transparência do Município de São Francisco atende às exigências da LAI, proporcionando aos cidadãos acesso fácil e transparente aos dados governamentais.

Posso solicitar informações que não estão disponíveis no portal?

Sim, se a informação que você procura não estiver disponível no portal, você pode fazer um pedido formal de acesso à informação através do sistema de Solicitação de Informação, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação.

Quais são os benefícios de utilizar o Portal da Transparência?

Os principais benefícios incluem a promoção da cidadania ativa, o fortalecimento da fiscalização popular sobre o uso dos recursos públicos, a prevenção de corrupção, e o aumento da confiança na gestão pública municipal.

Conjunto de informações atualizadas em: 17/05/2024